Mercado Físico da Vaca – 12/03/09
12 de março de 2009
Mercados Futuros – 13/03/09
16 de março de 2009

Bertin desmente boatos e garante investimentos

A Bertin S.A. desmentiu a notícia de que estaria paralisando as atividades na planta de Água Boa/MT e aproveitou o momento para confirmar a manutenção de investimentos no Mato Grosso. Por meio da assessoria de imprensa, a diretoria negou as informações e aproveitou para esclarecer que apesar dos problemas na cadeia e na macroeconomia, a companhia está em expansão, principalmente no mercado externo, onde adotou a estratégia de ampliar mercados.

A Bertin S.A. desmentiu a notícia de que estaria paralisando as atividades na planta de Água Boa/MT e aproveitou o momento para confirmar a manutenção de investimentos no Mato Grosso. Por meio da assessoria de imprensa, a diretoria negou as informações e aproveitou para esclarecer que apesar dos problemas na cadeia e na macroeconomia, a companhia está em expansão, principalmente no mercado externo, onde adotou a estratégia de ampliar mercados.

A companhia assegurou a manutenção de novos investimentos no Mato Grosso, “estamos construindo uma nova unidade industrial no município de Diamantino”, garantiu trecho do comunicado.

A obra deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2009 e quando operar em sua capacidade total irá gerar aproximadamente quatro mil empregos diretos. A estrutura da planta foi projetada para abater até quatro mil cabeças de bovinos por dia.

“A Bertin S.A, ciente dos impactos da persistente crise financeira global, que traz efeitos para a economia real, tem reforçado suas iniciativas de forma a buscar permanentemente eficiência na gestão e redução de custos”. Ainda para desfazer os boatos, a empresa revela que as plantas mantêm alta produtividade, “estando atualmente acima de 85% de ocupação”.

Desde 2008, a companhia estruturou a sua operação de vendas e distribuição para um rápido crescimento no mercado interno ocupando o espaço deixado pela redução do abate de outros frigoríficos, alcançando um equilíbrio entre vendas internas e externas no segmento de carnes.

A perspectiva da Bertin S.A. para o ano de 2009 é positiva. Boa parte dos ajustes econômicos do setor já ocorreu entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009. A expectativa é de que haja uma recuperação de margens e de volumes ao longo dos próximos meses.

Uma das poucas empresas do setor de carne bovina a falar em expansão no primeiro trimestre de 2009, o Bertin, prevê para o ano um crescimento de até 28%, acima da média histórica da companhia. A estratégia de formar bases de distribuição própria nos principais países importadores e manter nestes uma rede de parceiros garantiu a empresa um alto nível de informação e permitiu que ela intensificasse suas negociações nas regiões onde os estoques de carnes eram limitados “sem o sentimentalismo que está no mercado hoje”. “Há vários fatores que jogam contra, mas o nosso planejamento estratégico prevê até 28% de market share para este ano, um crescimento orgânico, baseado em investimentos que maturaram ao longo de 2008”, afirma Evandro Miessi, diretor da divisão de carnes do Bertin.

As informações são do Diário de Cuiabá e do Diário do Comércio e Indústria/SP, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Silvio Luiz Busnardo disse:

    Estou no Bertin Mozarlandia a 5 anos pilotando o maior abate de bovinos do pais. Ninguem atira pedra em arvores sem fruto.

    Obrigado grupo Bertin por estar trabalhando nessa grande empresa.

  2. Walter Magalhaes Junior disse:

    É isso aí Silvio Luiz Busnardo.

    Vamos ver quantos frutos há nesta árvore que você trabalha!

    Chegou a hora de provar que competência é algo mais importante do que coragem. Será que a sua fruteira aguenta o chacoalho?

    Tomara que aguente, meu caro, e você possa continuar pilotando o maior abate de bovinos do pais.
    No fundo isso é tudo farinha do mesmo saco. Você tem alguma dúvida de que o programa de avaliação de animais abatidos e premiação dos pecuarista do Bertin é o mesmo do Independência? Pois é! Vamos ver.

  3. Antônio Cícero Pires de Campos Jr. disse:

    Quem trabalha com gado de corte sabe que o boato e a falta de uma legislação descente e políticas que favorecem os grandes em detrimentos dos pequenos e médios sempre levou a grandes desequilíbrios.

  4. Negorio Silva Arantes disse:

    Fico muito feliz com o crescimento do Bertin Ltda, mas ao mesmo tempo triste por saber que um dos maiores Frigorificos do Brasil esta em “crise”, Independência S.A, na minha opnião a maior.

    É uma pena que o Bertin Ltda aproveite a paralização do Independência S.A, seria bem melhor que o Bertin Ltda crescesse sem o prejuizo de ninguém.

    Mais isso que aconteceu foi de certo ponto bom, o Independência esta demitindo funcionarios a todo vapor, e é claro colocando a culpa na crise mundial, mas eles tem plena consciencia que a crise mundial não tem nada haver com isso, e sim, seus gestores(diretores) que sabendo a situação como está apoiaram a compra de unidades.

    Volto a dizer: O Independência tem que andar com as proprias pernas como antes e rever seus diretores.

    um abraço a todos

  5. Paulo Mattar disse:

    Parabéns, Grupo Bertin S.A, enquanto outros grupos do seguimento da carne, estão retardando seus investimentos ou ate mesmo paralizando suas atividades, vejo vocês falando em crescimento, mesmo com todas as dificuldades. Vitórias são conquistadas. Bons negocios!

  6. jose ageu da silva disse:

    Concordo com Negorio silva. Falou muito bem.

  7. Marcelo Alexandre de Oliveira disse:

    O mais positivo das declarações do Grupo Bertin está no fato deles não estarem se escondendo atras da crise para retardar o pagamento de dividas contraidas.

    Ao contrario de outras instituições que apesar de apresentarem no ano passado um cenário de expansão estão se utilizando da crise para enxugarem seus quadros e ainda pleitearem emprestimos do BNDES.

    Acredito que o Grupo Bertin será recompensado a medio e longo prazo pela lisura de suas atitudes.