A Bertin S.A divulgou ontem os resultados do 1º trimestre de 2009, no comunicado a empresa ressaltou que "mesmo em um cenário desfavorável, a Bertin foi bem-sucedida na execução da sua estratégia de crescimento no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior".
A Bertin S.A divulgou ontem os resultados do 1º trimestre de 2009, no comunicado a empresa ressaltou que “mesmo em um cenário desfavorável, a Bertin foi bem-sucedida na execução da sua estratégia de crescimento no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior”.
Hoje o grupo atua na produção e comercialização de carne bovina in natura e processada, couros, lácteos, produtos pet e itens de higiene e limpeza. Possui 35 unidades industriais no Brasil e plantas no Uruguai, Paraguai e China, além de escritórios comerciais em regiões estratégicas.
Segundo as informações divulgadas essa semana, a receita operacional líquida no período atingiu R$ 1,77 bilhão, um incremento de 25,5% em relação ao 1° trimestre de 2008, quando totalizou R$ 1,41 bilhão. O Ebitda evoluiu para R$ 213,1 milhões, 19,7% superior ao mesmo período do ano anterior, alcançando uma margem de 12%. Já o lucro líquido foi de R$ 50,9 milhões, um crescimento de 16,3% sobre o mesmo período de 2008.
Carne bovina
A divisão Carnes apresentou crescimento de receita de 47,3%, o aumento da utilização da capacidade de abate, que subiu para 85%, e a ampliação da operação na planta de Campo Grande/MS permitiram crescer em 30% o volume de abate.
No primeiro trimestre deste ano foram abatidas 839,1 mil cabeças, ante 577,4 mil do mesmo período do ano passado. O crescimento de produção foi acompanhado de um incremento de 1.300 contratações no trimestre.
Na área de compras de gado, está crescendo a representatividade de compras contratuais em relação a compras spot, o que intensifica o relacionamento com os pecuaristas e permite preços compatíveis com a qualidade da carcaça.
Gráfico 1. Cabeças abatidas (em mil unidades)
Hoje a Bertin exporta para mais de 80 países, o dobro do que atendia há dois anos. As receitas também estão equilibradas entre o mercado doméstico e exportações. A companhia atua nos principais mercados importadores de carne bovina por meio de distribuição própria ou com parceiros, diminuindo a intermediação nas relações comerciais, melhorando a rentabilidade e minimizando riscos de crédito pela maior proximidade e pulverização de clientes.
No mercado externo, a companhia enriqueceu o leque de clientes e ocupou o espaço deixado por concorrentes, aumentando a representatividade nas exportações brasileiras de carne bovina in natura e industrializada. A participação da Bertin nas exportações de carne in natura saltou de 6,5% no primeiro trimestre de 2008 para 21,1% no primeiro trimestre de 2009. No quarto trimestre de 2008, esse número era de 13,3%.
Da mesma forma, o market share da Bertin nas exportações brasileiras de carne industrializada, que era de 35,3% no primeiro trimestre do ano passado, subiu para 47,1% nesse trimestre.
Gráfico 2. Crescimento das exportações de carne bovina in natura e do market share da Bertin S.A.
Gráfico 3. Crescimento das exportações de carne bovina industrializada e do market share da Bertin S.A.
Lácteos
Já a divisão Lácteos apresentou um aumento de 8,6% na receita líquida, comparando-se o primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período do ano anterior. Houve aumento de 2,4% no volume vendido e de 6% nos preços médios, em conseqüência do redirecionamento do mix de produtos, que prioriza os itens de maior valor agregado Um exemplo dessa estratégia foi o lançamento do Lective, o primeiro iogurte funcional da marca Leco. As vendas iniciais superaram em 136% o volume projetado para o período.
Couros
A divisão Couros, face à queda da demanda dos mercados moveleiro e automotivo, passou a se fortalecer no segmento de calçados e acessórios. Diferentemente da indústria de móveis e automobilística, o setor calçadista é extremamente fragmentado e, portanto, torna-se mais desafiadora a construção de um forte player nesse mercado. No primeiro trimestre, a Bertin lançou uma nova coleção de couros acabados. São artigos para bolsas e carteiras, calçados masculinos, femininos e infantis, além de bolas e luvas de baseball. Os resultados dessa estratégia podem ser vistos no aumento do market share das exportações, que passou para 30% no primeiro trimestre de 2009, ante 25,4% no mesmo período do ano anterior.
Próximos passos
A empresa garante que ainda no primeiro semestre de 2009, uma nova unidade industrial no município de Diamantino/MT entrará em operação. A planta foi projetada para abater até quatro mil cabeças de gado por dia e será equipada com a mais moderna tecnologia existente para atender os mercados interno e externo.
As informações são da Bertin S.A., resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
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Se os motivos deste crescimento não estivessem relacionados quase que exclusivamente a quebra de vários concorrentes,entre eles Margen, Quatro Marcos, Arantes e Independência, todos nós poderíamos comemorar o resultado, pois estaria ligado não somente a excelente qualidade da indústria frigorífica no Brasil, como também ao incremento do tripé sanidade x alimentação x genética por parte dos pecuaristas.
Mas como a Bertin ganhou ainda mais espaço deixado pelos frigoríficos citados, nós, produtores, não temos muito por que comemorar. No Brasil, como já vimos dezenas de vezes, concentração de mercado representa controle e quase sempre, queda de preços pagos aos fornecedores.
Vale lembrar de uma @ a R$90,00 na região de Dourados em Setembro de 2008, antes dos problemas dos frigoríficos, contra a atual(Maio/09), na casa dos R$ 72,00 na mesma região. São inacreditáveis R$ 18,00 por @, pasmém vocês.Repito. São R$ 18,00 por @ a menos de Janeiro a Maio de 2009. Não tem safra que justifique tamanha diferença, mas estar sozinho no mercado sim.E olhe que comparando com o primeiro semestre de 2008 também está abaixo dos cerca de R$ 75,00 pagos em média na ocasião.Menor preço do que 1 ano atrás.Qual atividade pode ser lucrativa se , ano após ano, os valores pagos aos pecuaristas estão se achatando e os insumos não param de subir?
O Bertin è um grupo que ao meu ver, esta frente dos demais. È um grupo organizado, focado, que sabe onde está, onde quer chegar e o principal, como fazer para atingir seus objetivos. Falo isto por conhecimento de causa, pois ja fiz parte do grupo e tenho orgulho de ter trabalhado no Bertin.
Parabéns aos seus Diretores, Colaboradores e todos aqueles que fazem do Bertin, um grupo cada vez mais forte.