Charolês define mostras ranqueadas para 2006
3 de fevereiro de 2006
UE: certificação para bem-estar animal
7 de fevereiro de 2006

Bio-sonhos 2

Por Louis Pascal de Geer 1

Existem vários processos básicos da vida na natureza, e estes devem ser estudadas em profundidade para poder resolver os problemas de energia barata e inesgotável, como também a produção sustentável de alimentos barata.

– Até agora, os nossos conhecimentos e esforços não conseguiram ainda copiar a simplicidade e universalidade que a Natureza está usando nestes processos.
– A respiração usando oxigênio do ar e devolvendo CO2 e energia.
– A fotossíntese usando CO2 do ar e devolvendo O2, biomassa e energia.
– A fixação biológica do Nitrogênio do ar e devolvendo nutrientes, biomassas e energia.
– A transformação direta do Nitrogênio do ar em Nitrato em algumas plantas através de derivados do ácido propiônico.

Complexos e caros centros de captação e geração de energia, bilhões investidos na transmissão onde há perdas grandes de energia e mesmo assim a situação é cada vez mais precária, sujeito aos riscos climáticos, meio ambientais e até de atos terroristas.

A nossa dependência quase total do petróleo e gás natural fica cada dia mais evidente e com um custo cada vez mais alto, tanto financeiro como político.

A nível mundial a energia nuclear parece que volta a ser, infelizmente, uma alternativa considerada viável apesar dos altos riscos e custos.

A produção de álcool depende principalmente da cana e de um manuseio caro e o balanço energético pode não ser tão favorável como parece, e o vôo do bio-diesel nem decolou ainda; ambos são, ao meu ver, fases transitórias no caminho para descobrirmos as fontes de energia verdadeiramente alternativas, baratas e praticamente inesgotáveis.

Fique contente de ler que testes feitos no espaço conseguiram captar e usar o gases do ambiente estelar, e o combustível tradicional parece ser somente usado para o lançamento e retorno além de alguma reserva para manobras.

O pouco divulgado e conhecido programa espacial japonês parece de usar motores de íons nas suas sondas.

São sinais de mudanças radicais os quais vão ocorrer no uso de fontes alternativas, baratas e praticamente inesgotáveis de energia pondo assim um fim a nossa dependência total do petróleo.

Entende que a autogeração de energia em cada casa é possível usando-se energia solar, mas como ficaria muito mais fácil poder usar energia diretamente do ar que não depende do sol e ficará 24 horas por dia disponível e não precisa de armazenagem ou transmissão.

Cada vez em que a ciência descobre mais, fica demonstrada que as descobertas realmente valiosas tem suas raízes na Natureza e por isto é tão importante voltar a estudar como Ela realmente funcione.

Os papéis das hemoglobinas no reino humano e animal e as clorofilas do reino vegetal são aparentemente apenas parcialmente conhecidos e, pelo que sei, ainda não foram estudadas no contexto de possibilitar e /ou facilitar a captação e geração de energia natural direto do ar.

Sou absoluto leigo neste assunto, mas sonho com a revolução no campo de energia que está por vir; o campo para as pesquisas é enorme também aqui no Brasil onde podia se pensar em lançar um grande projeto de pesquisas e com financiamentos e recursos do BNDES.

_______________________________
1Louis Pascal de Geer atualmente é consultor, trabalhou durante 28 anos para Agropecuária CFM Ltda, se aposentando como vice-presidente da empresa.

Os comentários estão encerrados.