Chr Hansen lança site em português
30 de agosto de 2005
SRB: São Paulo está apto à avaliação da missão da UE
1 de setembro de 2005

Bio-sonhos para o Brasil

Por Louis Pascal de Geer1

Nesta altura do campeonato fica cada dia mais claro que todas as respostas para as nossas grandes questões e perguntas se encontram na natureza e são encontradas de uma maneira relativamente fácil e transparente para quem as procura e realmente quer olhar ao seu redor.

O grande lema para o século XXI será, e já é, o BIO ou à volta para às origens do berço da Natureza, na sua Criação.

O conhecimento e a tecnologia estão se aproximando rapidamente dos segredos da vida, mas no outro lado tem muito do que nos já sabemos que está parado como, por exemplo, o assunto da fixação do Nitrogênio do ar através das bactérias Rhizobium spp numa simbiose com as raízes das leguminosas.

A capacidade de fixação biológica do Nitrogênio varia muito, e pesquisas direcionadas para isto poderão resultar em um salto enorme na quantidade de N fixada biologicamente por hectare / ano.

Imagine você um pasto de Brachiaria ou Mombaça dotado com bactérias quais podam fixar entre 150-200 kgs de N por ha /ano, ou Milho, Sorgo e Mileto com a mesma capacidade, ou então Cana de açúcar e o Citricultura: são sonhos?
Graças a Deus, porque os sonhos podem virar metas e serem atingidas.

Vários pesquisadores estão trabalhando com a fixação de nitrogênio pelos organismos sem vínculo com as leguminosas, mas o assunto tem uma importância estratégica tão grande, que deveria estar no topo da lista de prioridades e receber vultosos investimentos em dinheiro e recursos humanos.

Até hoje não sei por que este fixação biológica ainda não é possível em todas as plantas e lavouras.

Eis uma grande tarefa para a pesquisa de biotecnologia que deve ser financiada pelo BNDES porque se trata simplesmente de tornar os fertilizantes nitrogenados quase obsoletos, diminuir a poluição e baratear drasticamente o custo de produção.

Sabemos também que existem plantas que conseguem, através a sistema radicular com ajuda de microorganismos, liberar nutrientes que estão fixados na terra e assim indisponíveis para as demais plantas. Aí uma pesquisa focalizada neste aspecto deverá ser incentivada também.

Os investimentos feitos nas pesquisas e tecnologia bio-agrícolas poderão ser de uma importância vital para o Brasil, porque no que tange o assunto BIO estamos numa situação invejável na lista de líderes mundiais onde os resultados tem aplicações diretas no país e com enormes benefícios para o povo brasileiro.

______________________________
1Louis Pascal de Geer atualmente é consultor, trabalhou durante 28 anos para Agropecuária CFM Ltda, se aposentando como vice-presidente da empresa.

Os comentários estão encerrados.