Sequestro de carbono
16 de maio de 2005
Brasil e Japão discutem exportação de carne in natura
18 de maio de 2005

BioFach 2005 mostra evolução de mercados orgânicos

O mercado de alimentos orgânicos continua se desenvolvendo em todo o mundo, à medida que novos países e consumidores percebem o potencial de saúde e de mercado desta indústria. Os Estados Unidos continuam mostrando um crescimento de 20% em muitas áreas orgânicas e a emergência de novos fornecedores e consumidores do Leste Europeu está fazendo com que os orgânicos ganhem mais espaço.

Depois de um ano de redução no crescimento no setor de orgânicos da Alemanha durante 2003 e início de 2004, o restante do ano viu novamente uma recuperação com forte crescimento. A melhoria se traduziu em uma bem sucedida versão da BioFach 2005, com grande participação de compradores, consumidores e produtores. Apesar de o evento ter sido realizado uma semana depois do que o normal, de 24 a 27 de fevereiro, ainda assim teve mais de 30 mil visitantes, com mais de um terço sendo estrangeiros.

O Brasil foi anfitrião da festa comemorada no sábado à noite como “País do Ano”. Os convidados foram recebidos com drinks típicos, como batidas de amendoim, coco e maracujá, além da caipirinha. A ambientação foi constituída de cores, imagens e sons do Brasil. No jantar, um chef brasileiro e um alemão misturaram sabores tropicais à culinária germânica, criando um surpreendente intercâmbio gastronômico.

Para o presidente da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Juan Quirós, a feira dá ao Brasil visibilidade no mercado europeu como produtor de orgânicos. “A produção brasileira de orgânicos cresce anualmente cerca de 50%. Produzimos hoje US$ 100 milhões e temos capacidade para nos destacar entre os maiores exportadores mundiais neste setor”, afirma.

Em 2004, a participação brasileira na BioFach, liderada pela APEX-Brasil em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, apresentou 43 empresas e gerou um volume de negócios da ordem de US$ 15 milhões. Com o destaque do país na edição de 2005, a expectativa é de os números dobrem.

Em seu décimo sexto ano, o evento finalmente quebrou a marca de dois mil expositores; houve recuperação do decréscimo ocorrido no ano anterior, com 2,035 mil expositores de 70 países através de oito salões de exposição. Houve várias participações de novos países neste ano, como Laos, Malta e Panamá fazendo suas primeiras aparições.

Durante a BioFach 2005, ficou claro que a indústria orgânica está atingindo novos níveis de maturidade comparado com o que havia há dois anos.

A primeira indicação disso foi o aumento no número de empresas com produtos com maior valor agregado expondo no show comparado com o ano anterior. Apesar de várias companhias que compram e vendem commodities orgânicas e matéria-prima estarem ainda expondo no evento, o foco foi substituído para produção e venda de produtos prontos aos consumidores. Esses produtos estão se tornando mais sofisticados e oferecendo opções orgânicas entre uma ampla gama de produtos alimentícios convencionais. Se essa tendência continuar, os consumidores terão mais opções e a porcentagem de produtos orgânicos comprados aumentará, trazendo para a indústria orgânica novas oportunidades de crescimento.

Outra indicação de que a indústria orgânica está se tornando mais madura foi o lançamento da BioTropic do rótulo privado orgânico chamado “Green”. Este rótulo privado, reconhecido por seu fundo verde e branco com uma borda vermelha e a palavra “green”, está oferecendo produtos orgânicos de qualidade a preços menores e próximos, se não iguais, aos alimentos convencionais similares. Durante o evento, o “green” introduziu 21 novos produtos, incluindo café, catchup, suco de maçã, lasanha, margarina, entre outros.

Na verdade, a “green” não é a única companhia que está trazendo os preços dos produtos orgânicos próximos aos preços dos alimentos convencionais. A Whole Foods, maior rede de varejo de alimentos orgânicos dos Estados Unidos, dependendo da época do ano, tem uma série de produtos orgânicos com os mesmos preços ou preços muito próximos aos dos alimentos convencionais. O Whole Foods entrou no mercado do Reino Unido através da compra do Fresh and Wild e está revisando as opções dentro da Europa.

Um dos apelos da BioFach 2005 foi a exposição de novos produtos. Neste ano, o evento trouxe 220 novos produtos em cinco categorias.

Com a emergência de produtos orgânicos em todos os tipos de alimentos convencionais e outras indústrias, um novo foco está no lançamento de produtos orgânicos para mulheres grávidas. Uma companhia que atua nesta área é a Vitagermine, empresa francesa que lançou sua marca Luna, a primeira marca na Europa especialmente formulada para mulheres grávidas. Os produtos incluem granola, sopa de vegetais, biscoitos para o café da manhã, entre outros. Essa nova marca é uma extensão natural à medida que a Vitagermine já tem uma marca de produtos destinados a recém-nascidos e bebês, bem como produtos para crianças de três a 12 anos.

Uma das crescentes tendências no setor de orgânicos é a idéia do Comércio Justo, onde os produtores, normalmente nos países em desenvolvimento, são pagos com um preço justo por seus produtos.

Outro novo produto lançado no evento foi o Bio Chik’n Nuggets, introduzido no mercado há oito meses. Trata-se de pedaços de peito de frango empanados orgânicos.

Assim como nos anos anteriores, a BioFach deu início a uma série de eventos comerciais de alimentos orgânicos e não orgânicos que ocorrem todos os anos, que deverá cobrir o mundo da Ásia à América Latina.

De 18 a 22 de maio, o ThaiFex – World of Food Ásia 2005 cobrirá produtos orgânicos e convencionais, mas o foco está nos produtos convencionais.

De oito a 11 de setembro ocorrerá a 17a Exibição Internacional de Produtos Naturais, SANA, em Bologna, Itália. Este evento mantém seu foco na nutrição, saúde e meio-ambiente e é o principal evento no setor de orgânicos da Itália.

De 18 a 30 de junho, Cingapura terá o evento “Produtos Naturais Orgânicos da Ásia”, que se tornou um evento bianual.

De oito a 12 de outubro a Alemanha será sede do evento bianual ANUGA Trade Show.

A estação de orgânicos termina com o “Natural Products Expo Asia”, em Hong Kong, de 30 de novembro a dois de dezembro.

Finalmente, a BioFach retorna ao Rio de Janeiro com novas datas, de 16 a 18 de novembro (http://www.biofach-americalatina.com.br).

Fonte: Just-Food.com (por Bruce Hoggard) e http://www.ahk.org.br/organicbrasil/bio2005.asp, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.