A empresa Bertin Ltda., líder nacional em processamento de couro e carne bovina, vai receber do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recursos no valor de R$ 52,6 milhões para ampliar e implementar unidades de produção em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os investimentos totais no projeto são de R$ 86,3 milhões e permitirão elevar em 57% a produção de couro semi-acabado da empresa, que passará de 4,2 milhões para 6,6 milhões de metros quadrados ao ano.
Segundo a assessoria de imprensa do BNDES, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de produtores de carne, tendo sido o maior exportador internacional no ano passado. O setor de produtos de couro, que responde por 65 mil empregos diretos no País, tem igualmente chances de crescimento. As exportações em 2002 somaram U$2,5 bilhões.
Com um crescimento acumulado desde 1996 da ordem de 353% nas exportações de carne em volume e 241% em termos de valor, o País tem condições, segundo os economistas do BNDES, de elevar ainda mais as vendas ao exterior, a partir da expansão das pastagens.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint