Mercado Físico da Vaca – 10/07/09
10 de julho de 2009
Uma experiência em gestão de risco sócio-ambiental
14 de julho de 2009

BNDES tem pressa em definir regras para rastrear carne produzida na Amazônia

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que o banco "está trabalhando" e "tem um pouco de pressa" na definição das medidas para rastrear a origem da carne bovina dos frigoríficos financiados pela instituição. "É uma questão bastante complexa, especialmente na Amazônia, de como tornar essas medidas eficazes. Sou avesso a anunciar o que não está bem estruturado", disse em coletiva realizada hoje na sede do banco.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que o banco “está trabalhando” e “tem um pouco de pressa” na definição das medidas para rastrear a origem da carne bovina dos frigoríficos financiados pela instituição. “É uma questão bastante complexa, especialmente na Amazônia, de como tornar essas medidas eficazes. Sou avesso a anunciar o que não está bem estruturado”, disse em coletiva realizada hoje na sede do banco.

“Estamos trabalhando nas medidas e não vamos demorar muito a anunciar, temos um pouco de pressa porque esse assunto é muito relevante e o compromisso do BNDES com a preservação do meio ambiente e da Amazônia é inequívoco”, acrescentou Coutinho.

As medidas a serem implantadas pelo BNDES deverão prever uma série de exigências para a concessão de empréstimos para os frigoríficos. Uma das medidas esperadas é a implementação de um programa de rastreabilidade que permita dizer se a carne que chega aos supermercados tem origem em fazendas que contribuem para o desmatamento do bioma amazônico.

As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.