SIC lançará campanha para aumento do consumo de carne
2 de maio de 2005
Lições de um designer para a cadeia da carne
4 de maio de 2005

Boi de Capim: uma viagem pela cadeia produtiva

Os visitantes da ExpoZebu 2005 estão conhecendo gratuitamente o funcionamento dos elos que compõem a cadeia produtiva da carne. Em um espaço privilegiado de mil metros quadrados, localizado na avenida principal do Parque Fernando Costa, está o espaço “Boi de Capim: uma viagem pela cadeia produtiva”, inaugurado no dia 29/04.

Em um primeiro momento, os visitantes da Feira da Cadeia Produtiva da Carne recebem informações sobre a produção animal, no túnel de cor verde. Nessa área estão disponibilizados dados sobre genética, nutrição, manejo e sanidade, além de pastagem rotacionada e os cuidados com a preservação da natureza.

No túnel seguinte, identificado pela cor azul, o visitante conhece a divisão de não-alimentos. Nesse ponto podem ser conferidos os 48 setores da indústria que utilizam os produtos não-comestíveis do zebu, na fabricação de sub-produtos como roupas e calçados de couro, produtos de higiene, guloseimas, vassouras, entre outros.

No túnel vermelho, o visitante se informa sobre a divisão de alimentos, com dados relevantes sobre a inspeção animal, embalagem dos produtos in-natura e enlatados e os benefícios da carne bovina para a nutrição animal. Uma curiosidade nessa etapa da visitação é que o público tem acesso a exposição de uma carcaça de um novilho precoce abatido com 18 meses.

O próximo passo da visita acontece no túnel de cor cinza com informações disponíveis sobre o setor de logística. No final do passeio, é possível ter uma visão geral das tecnologias, complexidades e desafios da cadeia produtiva da carne. “É importante que as pessoas entendam o setor de produção. O que pretendemos é que no momento que elas saiam do túnel tenham noção de que é preciso ter um produto de qualidade na mesa do consumidor e que para conseguirmos isso temos uma série de complexidades pela frente. Já o produtor, ao visitar o espaço, tem que se sentir integrado ao processo de produção”, explica João Gilberto Bento, coordenador do Projeto.

A entrada para a feira da Cadeia Produtiva é gratuita e o horário de funcionamento do espaço é das 9h às 21h. Já o ingresso para o Parque Fernando Costa é de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada).

Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ

Os comentários estão encerrados.