Boi do MT não pode ser exportado para Rússia

A carne bovina proveniente de animais do MT não poderá ser exportada para a Rússia. Esta decisão foi tomada após a confirmação de um foco de estomatite vesicular na cidade de Cocalinho/MT.

A carne bovina proveniente de animais do MT não poderá ser exportada para a Rússia. Esta decisão foi anunciada após a confirmação de um foco de estomatite vesicular na região de Cocalinho/MT.

O BeefPoint entrou em contato com o Mapa, que esclareceu não existir suspensão das exportações do MT. Mas devido ao foco da doença, os certificados para exportação de carne bovina exigidos pelos russos não podem ser emitidos pelo ministério.

Segundo Ari Crespim, coordenador-geral do Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), “não existe embargo nem suspensão, os frigoríficos continuam habilitados, apenas não podem exportar carne de animais produzidos no MT”. Ele ressalta, que caso as plantas frigorificas do estado queiram continuar exportando para a Rússia não existe impedimento, desde que os animais tenham sido adquiridos em outros estados.

Crespim diz que o Mapa está negociando com a Rússia uma opção de restringir a medida apenas aos animais provenientes da região do foco, porém ainda é cedo para avaliar se essa alternativa é viável e quais serão os impactos dessa restrição. “Acreditamos que em 15 dias essa situação esteja resolvida”, comenta.

O frigorífico Minerva divulgou que não será impactado de maneira alguma pela decisão, pois não possui nenhuma planta em operação no Mato Grosso. A Companhia afirma que tem plenas condições de atender a forte demanda por carne bovina in natura da Rússia, que em 2007, segundo dados da ABIEC, representou 28% das exportações brasileiras.

O Friboi se manifestou, informando ao mercado que essa suspensão não deve afetar a empresa que irá reordenar para outras fábricas a exportação para Rússia. Sérgio Longo, diretor de finanças e de relações com investidores da JBS, reitera que mais uma vez a estratégia de ter fabricas localizadas em diversos estados brasileiros e em diversos países, se mostra adequada para que sua produção e vendas não sofram interrupções.

O Marfrig também afirma que a exportação para a Rússia a partir do Brasil será plenamente atendida através de suas unidades localizadas em outros estados e que a exportação a partir de Mato Grosso prosseguirá normalmente para outros destinos.

Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

Mercados Futuros – 11/02/08
11 de fevereiro de 2008
Pouca oferta força frigoríficos a negociar
13 de fevereiro de 2008