MS: pauta do boi do gordo teve redução de 1,9%
14 de julho de 2005
Arroba pode atingir menor preço da história
18 de julho de 2005

Boi: SRB critica a liberação de importação de gado do Paraguai

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) critica a liberação, por parte do Mapa, da importação de bois vivos e de carne do Paraguai. De acordo com informações da entidade, “a cadeia produtiva nacional da carne bovina considera de alto risco para sanidade do rebanho brasileiro” a decisão tomada pelo ministério.

Para o pecuarista e vice-presidente da SRB, Cesário Ramalho, a liberação ocorreu no pior momento possível, quando missões internacionais vêm ao país auditar a qualidade do programa sanitário brasileiro. “Temos preocupação quanto à fragilidade do controle sanitário paraguaio. A fronteira seca entre os dois países pode ser a porta de entrada de animais contaminados”, salientou.

Ramalho lembrou que o país vizinho perdeu o status de área livre de aftosa em novembro de 2002, tentou recuperá-la em 2003, mas não conseguiu devido a novos problemas sanitários. A liberação só ocorreu no início deste ano, o que contribuiu para que o Brasil tomasse a decisão nesta semana.

Ele contestou o fato de o Ministério da Agricultura do Brasil fundamentar a liberação com base no atual status sanitário do Paraguai, reconhecido pela OIE, pois a entidade emite o documento a partir de comunicado do país e não com base em uma auditoria. “Logo, reivindicamos a auditoria do programa sanitário paraguaio por uma missão técnica brasileira” ressaltou. “Além disso, o fato reforça o debate acerca da necessidade de integração dos programas sanitários da região”, concluiu.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Gustavo Porto), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.