Pecuaristas dos departamentos bolivianos de Beni e Santa Cruz, governados pela oposição, anunciaram ontem a suspensão do envio de carne à capital La Paz e à vizinha El Alto, e a mais duas regiões do altiplano em protesto contra o presidente Evo Morales.
Pecuaristas dos departamentos bolivianos de Beni e Santa Cruz, governados pela oposição, anunciaram ontem a suspensão do envio de carne à capital La Paz e à vizinha El Alto, e a mais duas regiões do altiplano em protesto contra o presidente Evo Morales. Os departamentos respondem por 70% da carne consumida no país.
O locaute visa apoiar governadores e empresários de cinco dos nove departamentos da Bolívia que travam ferrenha disputa com o governo nacional. A demanda oficial dos oposicionistas é a devolução de parte de um imposto sobre o gás redirecionado por Morales no ano passado para pagar um benefício a idosos.
O governo chamou a medida de “chantagem”. Ontem, discursando a sargentos, Morales pediu que as Forças Armadas se preparem “para defender a unidade do país”.
As informações são da Folha de S.Paulo.