O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participará hoje, às 16 horas, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, de uma reunião ministerial sul-americana para definir as linhas de um plano de emergência de combate à febre aftosa no continente.
O encontro, que terá a presença do presidente boliviano Gonzalo Sánchez de Lozada, também discutirá políticas e estratégias regionais de erradicação da febre aftosa da América do Sul. Estarão presentes os ministros da Agricultura Arturo Liebers Baldivieso (Bolívia), Miguel Campos (Argentina), Darío Baumgarten (Paraguai), Martín Aguirre Savala (Uruguai), Jaime Campos (Chile) e Francisco González García (Peru).
O secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, e o diretor substituto do Departamento de Defesa Animal, Jamil Gomes de Souza, também participam da reunião para avaliar os procedimentos técnicos adotados pela Bolívia e acompanhar os testes epidemiológicos.
Recentemente, o governo boliviano declarou estado de emergência nacional em razão da descoberta de dois focos de aftosa nas comunidades de Monteagudo (Departamento de Chuquisaca) e Betanzos (Departamento de Potosí), situados na Bacia do Rio Prata, a três km da fronteira com a Argentina e a sete km da fronteira com a Bolívia. Segundo Baldivieso, há cinco anos a região não registrava um foco da doença.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint