Em seu relatório anual, no qual realiza um balanço da comercialização de sêmen do país, a Asbia – Associação Brasileira de Inseminação Artificial -, indicou a raça Bonsmara, dentre as 20 primeiras colocadas, como a que mais evoluiu na venda de sêmen de gado de corte em 2002, considerando-se sêmen nacional e importado.
Trazida da África do Sul e lançada oficialmente no país em 2001, o Bonsmara foi responsável pela comercialização de 96.446 doses no ano passado, anotando um crescimento de 171%. “Este é o reconhecimento do mercado pelas qualidades da raça”, comemora Carlos Maluhy, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bonsmara – ABCB. Segundo ele, a associação vem desenvolvendo, em conjunto com os criadores, uma seleção rígida e criteriosa em relação à seleção da raça. Assim, somente 30% dos touros apresentados para registro são aceitos, “marcando um grande diferencial de nossa entidade”, conta Maluhy. Para ele, as qualidades mais marcantes da raça são “a máxima heterose, excepcional precocidade, ótima docilidade, alta fertilidade, além de ser 100% adaptado”.
E será toda esta qualidade que estará marcando presença na ExpoGrande, no primeiro leilão da raça no Mato Grosso do Sul. O I Leilão Bonsmara -MS vai acontecer no dia 9 de abril, quarta-feira, a partir das 20h. Serão comercializados 40 touros PO, 5 fêmeas PO, além de 20 fêmeas B2 (uma geração anterior a PC). “Em nossos leilões, pensamos na oferta para atender a todos os produtores”, explica Maluhy. “Assim, colocamos fêmeas B2, para aqueles criadores que querem, através do cruzamento absorvente, formar o seu rebanho de gado puro, além de machos PO prontos para servir a campo ou para produção de sêmen”, completa o presidente.
O leilão tem a organização da LeiloBoi e transmissão direta pelo Canal do Boi.
Fonte: Publique PRESS (por Márcia Garçon)