A cidade de Campo Grande (MS), receberá, durante a Expogrande 2005, animais da raça sul-africana Bonsmara, que estarão em exposição para apresentação ao público. A raça, que foi produzida a partir de uma série de pesquisas em busca da produtividade, é criada por importantes fazendas naquele estado, que organizam o segundo leilão da raça nesta feira.
O 2º Leilão MS & Convidados terá a presença de 30 criadores de todo o país. Marcado para o dia 7 de abril, às 19h, ofertará 5 matrizes, 40 machos PO e 300 bezerros de cruzamento industrial. “É uma oferta completa: para quem quer investir na raça e também para os produtores de carne, que necessitam de tourinhos melhoradores para seu rebanho”, explica Maria Lucia de Abreu Pereira, diretora de marketing da Associação Brasileira de Criadores de Bonsmara (ABCB).
A Associação terá um estande especial para o atendimento a criadores com 40 animais expostos. Os visitantes da Expogrande terão a oportunidade de conhecerem as características da raça que foi desenvolvida na África do Sul. “O Bonsmara foi criado especialmente para se adaptar às duras condições da savana africana e, ao mesmo tempo, produzir carne de qualidade”, explica Maria Lucia. “No Brasil, ela se mostrou totalmente adaptada e já vem obtendo importantes resultados”, diz diretora de marketing da ABCB.
Originária da África do Sul, a raça Bonsmara foi idealizada e desenvolvida por Jan Bonsma, professor que recebeu do governo local, no final da década de 1930, a incumbência de criar uma raça que combinasse adaptabilidade e produtividade. Em 1963, após 26 anos de seleção baseada em pesquisas, a Bonsmara foi considerada uma raça pura. Ela está presente no Brasil desde 1997, quando foi utilizada em projetos de formação de raças compostas. Em 1999, com a importação de 3.200 embriões, a raça fixou-se definitivamente e, em 2000, foi fundada a ABCB.
“Temos como missão continuar o trabalho sério de controle e seleção do Bonsmara”, diz Maria Lucia. A ABCB é hoje responsável pela regularização de todos os animais do Programa de Raça Bonsmara e pela coleta de dados para a avaliação genética realizada no Instituto de Melhoramento Animal da África do Sul. Hoje, ela conta com mais de 40 associados em todo o país.
Fonte:Assessoria de imprensa Expogrande