Mapa retoma negociação para conquista de novos mercados
29 de outubro de 2015
Parlamento Europeu rejeita proposta de autonomia para transgênicos
29 de outubro de 2015

Bovinocultura de corte cresce no 1º semestre

A cadeia produtiva de bovinocultura de corte apresentou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no primeiro semestre deste ano, de 2,70% na comparação com o mesmo período de 2014, totalizando receitas de R$ 185,4 bilhões. Estes dados fazem parte de estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que analisou o comportamento do PIB, tendo como referência a conjuntura econômica do período, com base no desempenho dos elos da cadeia produtiva: insumos, atividade primária (dentro da porteira), agroindústria e serviços (distribuição).

No caso da bovinocultura de corte, a expansão é atribuída aos preços da carne bovina, que estão 7,56% superiores aos de 2014, o que fez com que a renda na atividade primária crescesse 3,72% no primeiro semestre. “A baixa oferta de animais e a recuperação das exportações refletiram as consecutivas altas no preço do boi vivo, que atingiram patamares recordes em toda a cadeia (bezerro, boi gordo e carne bovina)”, explica o estudo.

A indústria de abate de bovinos também refletiu no comportamento da bovinocultura de corte, com alta de 4,92% no primeiro semestre de 2015. “Depois de atingir recordes em abril, os valores praticados nos diferentes elos da cadeia pecuária bovina se enfraqueceram em junho, mas ainda permaneceram em patamares superiores aos registrados no mesmo período de 2014”. Confira a análise completa no Boletim PIB.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.