Adorado por uns, odiado por outros a Humidícola ou Quicuio como também é conhecido pode ser o capim certo para áreas sujeitas a alagamento.
Essa Brachiaria por ter uma grande capacidade de absorção de fósforo, tem boa implantação em terrenos pobres nesse nutriente e por isso mesmo, acabou levando a fama de “capim de terra fraca” e que não serve para a engorda.
Essa Brachiaria quando manejada intensivamente e com níveis adequados de nutrientes cresce muito rapidamente e necessita de ciclos curtos de pastejo (aproximadamente 20 dias), pois caso contrário “passa” e deixa de ser bem aceita pelos animais.
O melhor desempenho produtivo se dá com cortes severos. A taxa de lotação pode chegar a 5-6 ou até mais cabeças por hectare durante o verão.
Se você tem essa forrageira em áreas de baixada experimente corrigir um pedaço da sua área e ver como a capacidade de suporte na “seca” pode ser surpreendente.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br‘
7 Comments
Muito oportuno a posição do colega, em enaltecer as qualidades da Brachiaria Humidícola, pois como foi citado, sua capacidade de tolerância ao encharcamento, propicia desfrutes em áreas que normalmente, no período seco, estariam desprovidos de uma espécie forrageira, e fatalmente a cobertura neste solo, poderia ser de uma planta invasora e em muitos casos até prejudicial aos bovinos.
Uma boa alternativa para estas áreas, é a mistura da humidícola com outras espécies pioneiras, e ela como possui uma dormência maior em suas sementes, retardaria o seu nascimento, e nestas áreas alagadiças, com o tempo seria a espécie predominante.
Concordo plenamente com o apresentado… A humidícula pode ser usada em sistemas intensivos sem tantas neuras…. Basta fazer certo.
Um abraço.
Transcrevo o depoimento verbal do colega especialista Fausto Pereira Lima:
“Em pasto de terra alta com várias brachiárias havia menor atenção do gado para a B.humid. Após adubação mudou o comportamento, passando os animais a preferi-la em relação às demais”.
Já ouviram falar na B. dyctioneura? É a brach. com a melhor relação folha/haste; tolera alagamento e é mais palatavel que a B.humid., principalmente para equinos.
Diria que é uma humidic. melhorada. Vale conhecer e avaliar.
Saudações.
Fernando Cardoso,eng.agr.sênior
Interessante ressaltar que o nome Quicuio refere-se ao Penisetum clandestinum, uma gramínea de clima temperado de altitude cultivada em várias propriedades do sul do Brasil.
Gostaria de saber se a humidícola pode ser plasntada em área de ladeira com cascalho, onde normalmente só tem capim gordura terra bem fraca e de difícil correção devido ao declive.
Joel, pelos históricos o humidicola não se da bem em terrenos cam pedas, cascalho… ele tende a cobrir o solo naturalmente, e tenho visto que em terrenos bem fraco ele sobrevive mais em terrenos com pedras ele não sustenta o rebanho; se bem que, no terreno que vc se refere: ladeira com cascalho, tu vai criar que animal?
Se sai capim gordura, a humidícola sairá. a humidícola sai bem em terrenos inclinados de terra fraca.