O grande campeão da raça Braford da Expointer 2002 é o touro RSV Titan, que participou do julgamento lançando moda na Expointer: com o couro banhado de purpurina dourada. O animal pertence à Cabanha Santa Clara, de Rosário do Sul, de Rubem Silveira Vasconcelos, que cria Braford desde 1968, sendo o pioneiro da raça no Brasil.
Vasconcelos destacou a boa conformação do touro, além de pelagem perfeita, boa pigmentação de olhos, umbigo correto e excelente ganho de peso. Titan, de três anos, pesou 1.069 quilos na Expointer. “Ele é filho do famoso RSV Oscar, tricampeão da Expointer nos anos de 95, 96 e 97”. O touro não está à venda, ressaltou o proprietário, acrescentando que comercializa doses de sêmen do reprodutor, cujo preço varia de R$ 12,00 a R$ 14,00 cada.
O reservado de grande campeão Braford foi Cia Azul 38 Taurus 1086, da Cia Azul, de Suzana Macedo Salvador, de Uruguaiana. O macho de 11 meses pesou 430 quilos no parque de exposições.
A grande campeã da raça Braford desta Expointer é Paraíso 380347, de Carmen Vasconcellos Osório, da Estância Paraíso, de Rosário do Sul. O animal de 12 meses pesa 394 quilos. A proprietária avalia que Paraíso é uma fêmea com muita profundidade e que será um excepcional ventre. A primeira parição da novilha deverá acontecer na primavera. Carmen também é a proprietária da reservada de grande campeã, oriunda, porém, da Cabanha Cia Azul, de Uruguaiana. O título ficou com a novilha Cia Azul 38 Cherokee 1021, de 12 meses.
O julgamento, que teve a participação de 33 animais, foi comandado pelos jurados internacionais Ignacio Corti Maderna, da Argentina, German Morixe, do Uruguai, e Tomás Romero Pereira, do Paraguai. Durante a premiação Romero elogiou o biotipo das terneiras, por serem muito produtivas, acrescentando que os criadores gaúchos estão no caminho certo.
O presidente da Federação Braford do Mercosul, Victor Brusquetti, fez a entrega das rosetas das campeãs. O dirigente está no Brasil porque amanhã, às 10h, acontecerá reunião da federação na Casa da Farsul. O objetivo é debater os temas que serão apresentados pelo Brasil no Congresso Mundial de Braford, em 2004, na Argentina.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint