Os números são da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial): as vendas de sêmen da raça Braford cresceram 350% nos últimos cinco anos, passando de 15.636 doses em 1998 para 70.442 doses em 2002. É a raça européia e sintética com maior crescimento nas vendas de sêmen no período. “Aos poucos, os pecuaristas estão identificando no Braford uma raça ideal para produção de carne de qualidade, além da extrema adaptabilidade dos animais aos mais diferentes tipos de manejo e condições geográficas”, afirma Luiz Rafael Lagreca, do Núcleo Fronteira Oeste da Associação Brasileira de Hereford e Braford.
O crescimento do Braford acabou refletindo em outra estatística interessante. Atualmente, existem 75 mil animais registrados em todo País. Cerca de 90% desses animais foram registrados nos últimos cinco anos, acompanhando a evolução das vendas de sêmen.
“Diante desse quadro favorável, não restam dúvidas que o Braford será uma das mais importantes raças do País. Aliás, o Braford é atualmente a raça com maior participação em programas de avaliação genética no Brasil. E não é necessário números para provar isso. Empresas como Agropecuária Jacarezinho, Estância Guatambu e Grupo Espírito Santo possuem animais no Promebo, Gensys, GAP, Natura, etc. A credibilidade dos grupos e dos programas comprova a importância do Braford no desenvolvimento da pecuária brasileira”, conclui Greice Martins, presidenta da ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford).
Fonte: Assessoria de imprensa ABHB