Expo Araçatuba registra número recorde de Nelore Mocho
1 de julho de 2002
CNA assina parceria para implantar sistema de rastreabilidade
3 de julho de 2002

Brangus – visão empresarial norteia ações da raça

Diretrizes empresariais irão nortear os caminhos do Brangus no Brasil. Esta é a proposta da nova diretoria da Associação Brasileira de Brangus – ABB -, que tomou posse no dia 18 de abril, em Campo Grande, MS, durante a ExpoGrande. Segundo o presidente José Mário Junqueira Netto, “os dirigentes da raça em todo o país irão intensificar a busca por novos criadores e usuários, conquistando um maior espaço para o Brangus na pecuária brasileira”.

Para isto, a diretoria de marketing da Associação já traçou um plano de comunicação que irá “atingir a toda a cadeia produtiva da carne”, explica Washington Umberto Cinel. Para ele, é importante que o criador “comprometido com a produção de carne de qualidade faça uma escolha correta na hora de escolher sua raça parceira”, conta o diretor de marketing. “Por isto, iremos demonstrar que o Brangus é uma raça que, além de cobrir a campo, ainda fornece uma carne com sabor, marmoreio e maciez, além de produzir os bezerros mais valorizados do mercado”, afirma. A campanha de marketing e assessoria de imprensa está a cargo da agência Publique, de São Paulo.

Formação de núcleos e provas zootécnicas: a força da raça

Além de uma forte campanha publicitária, os dirigentes também querem aumentar a participação da raça em avaliações zootécnicas. Em abril último, foi fechado um contrato de cooperação técnica com a Embrapa para o início da Prova de Ganho de Peso da raça Brangus. O projeto é realizado em parceria com o Núcleo Brangus Centro Oeste e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Corte. Também participam desse trabalho a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam) e a Associação Brasileira de Brangus (ABB).

Os resultados das provas irão auxiliar no trabalho de fomento da raça, a cargo das várias associações regionais que já estão atuando, sendo a mais recente o Núcleo Paulista de Brangus, formado em maio sob a presidência de Washington Umberto Cinel, diretor da Brangus Brasil. “O principal objetivo é difundir nossa raça e incentivar o crescimento do Brangus. E para sermos eficientes temos de trabalhar juntos, apresentar sugestões, avaliar qualquer dificuldade e encontrar o melhor caminho para a evolução. Essa postura nos permitirá colaborar, também, com a Associação Brasileira de Brangus, levando novas idéias e ajudando a aumentar a qualidade de suas ações”, diz Cinel.

Para o presidente da ABB, “o trabalho de todos os núcleos é fundamental à entidade nacional da raça, pois estão muito mais próximos dos pecuaristas e têm melhores condições de conhecer as necessidades de cada produtor”.

Fonte: Publique PRESS

Os comentários estão encerrados.