Uma missão sanitária ucraniana visitará o Brasil entre março e maio de 2010 para avaliar frigoríficos exportadores de carne bovina, fazendas e toda estrutura de defesa sanitária do País. A Abiec espera ainda a visita, para janeiro, de uma delegação chilena para habilitar 12 novas plantas exportadores da carne bovina.
Uma missão sanitária ucraniana visitará o Brasil entre março e maio de 2010 para avaliar frigoríficos exportadores de carne bovina, fazendas e toda estrutura de defesa sanitária do País. A informação foi confirmada pelo diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Otávio Cançado, que está na Ucrânia para conhecer as novas regras de certificação e habilitação de frigoríficos importadores.
´´Tínhamos uma incerteza jurídica do que iria acontecer, já que os ucranianos mudaram as regras, mas hoje tive uma reunião com o serviço veterinário daqui e fui tranquilizado: disseram que nunca tiveram problemas sanitários com o Brasil e que a mudança não irá afetar a carne importada´´, afirmou. ´´Haverá uma visita de uma delegação ao Brasil entre março e maio para verificar a qualidade do sistema veterinário brasileiro, o que não é problema algum´´, completou o executivo.
A Abiec espera ainda a visita, para janeiro, de uma delegação chilena para habilitar 12 novas plantas exportadores da carne bovina. Entre 2005 e meados deste ano o Chile suspendeu as importações dos 36 unidades de frigoríficos até então habilitadas, após os casos de febre aftosa do Mato Grosso do Sul e no Paraná. No segundo semestre deste o ano o governo chileno habilitou 18 plantas industriais e, recentemente, visitou mais 12 unidades, que devem ser liberadas ainda este ano. ´´Queremos, assim, ter 42 plantas habilitadas em 2010´´, disse Cançado.
As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.