Síntese Agropecuária BM&F – 31/01/04
31 de janeiro de 2004
Brasil ameaça Rússia na OMC
3 de fevereiro de 2004

Brasil avança na luta contra aftosa

Nos 14 estados reconhecidos como livres da doença, a imunização chegou a 94,9%, segundo dados do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As ações de defesa sanitária desenvolvidas pelo Mapa permitirão o reconhecimento, até maio deste ano, de 92% do atual rebanho como livres da doença com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Até 2005, todo o rebanho brasileiro será reconhecido como livre de aftosa.

Desde 18 de julho de 2001, o Brasil não registra ocorrência de febre aftosa. Até mesmo nas regiões Norte e Nordeste, ainda consideradas de risco para a doença. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério, Rui Vargas, disse que a recente declaração dos rebanhos do Acre e de 43 municípios do sul do Pará como livres da doença auxiliará no aumento das exportações em 2004. “Isso nos deixa numa posição privilegiada de sanidade e qualidade em relação ao cenário internacional”, afirmou, referindo-se ao recente caso do mal da “vaca louca” surgido nos Estados Unidos.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.