Mercados Futuros – 17/04/08
17 de abril de 2008
BeefPoint apresenta palestra sobre tendências do mercado da carne bovina em São Miguel do Araguaia, GO
22 de abril de 2008

Brasil: avanço no exterior graças a alta de preços

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) indicam que o Brasil tem apresentado desempenho bem acima da média mundial em suas vendas. A alta nos preços das commodities permitiu que o país registrasse taxa de crescimento em 2008 acima dos índices da China, pela primeira vez em décadas.

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) indicam que o Brasil tem apresentado desempenho bem acima da média mundial em suas vendas. A alta nos preços das commodities permitiu que o país registrasse taxa de crescimento em 2008 acima dos índices da China, pela primeira vez em décadas.

Em 2007, pelo ranking divulgado ontem, o país conseguiu avançar uma posição e hoje ocupa o 23º lugar, ainda que a taxa de crescimento esteja abaixo da média do Mercosul e seja a menor entre os BRICs (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China).

Segundo a análise da OMC, mais da metade da alta nas exportações ocorreu por causa dos preços, e não do volume embarcado. Em 2007 as exportações brasileiras cresceram 17% em valor, com US$ 161 bilhões. Em 2006, o país havia caído para a 24ª posição no ranking da OMC e, no atual relatório, retoma a posição de 2005. Em volume, porém, o Brasil viu suas vendas crescerem apenas 6,9%.

“A diferença é muito grande e demonstra que parte do aumento das exportações ocorreu mesmo por causa dos preços”, confirmou o economista da OMC, Michael Finger.

Apesar de ter subido um lugar na tabela e superado os Emirados Árabes Unidos, o país ainda teve taxas de crescimento das vendas abaixo da China, com 26%, e da Índia, com 20%. Entre os BRICs, é o último, ao lado da Rússia.

Apesar do resultado positivo, para a OMC, o Brasil tem que se preocupar com as tendências futuras. Uma das advertências é para que não passe a depender das exportações de produtos de base. “Obviamente que os fazendeiros estão felizes. Mas será necessário ver o que dizem os demais setores”, destacou Finger em reportagem de Jamil Chade, do O Estado de S.Paulo.

Os comentários estão encerrados.