Análise semanal – 27/07/2005
27 de julho de 2005
RS: carne do pampa pode ter certificação de origem
29 de julho de 2005

Brasil busca definir cotas para venda de carnes à Rússia

Hoje, numa reunião em Genebra considerada “fundamental”, os dois países debaterão as condições para o comércio e tentarão avançar a discussão para permitir fechar um acordo definitivo nos próximos meses.

O encontro faz parte das negociações para o ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC). Para que seja admitida, porém, terá de fechar acordos com seus principais parceiros comerciais. No caso do Brasil, o obstáculo tem sido o volume das cotas para as carnes brasileiras.

O debate entre o Brasil e Rússia ficou paralisado por meses mesmo após um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado. Mas há um mês os dois países voltaram a se falar e o Brasil entregou uma nova proposta.

Os russos responderam com uma contra-oferta que, hoje, será comentada pelo Brasil. “Os russos mostraram algumas flexibilidades”, afirmou o embaixador Clodoaldo Hugueney, que liderará a delegação brasileira na reunião. O setor privado já indicou ao Itamaraty que está satisfeito com as bases do acordo.

O negociador russo Maxim Medvedkov disse que o melhor é o Brasil negociar com “realismo”, sugerindo que algumas demandas do país vão além do âmbito das regras da OMC.

Negociadores brasileiros admitem que os russos já se moveram com a oferta de reduzir fortemente a tarifa extra-cota sobre as carnes para aproximá-la da taxa intra-cota, mas esperam mais. “Estamos avançando e estou otimista”, disse o embaixador brasileiro junto à OMC, Luiz Felipe de Seixas Correa.

Fonte: O Estado de S. Paulo e Valor (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.