Na segunda-feira (9), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais 14 empresas brasileiras iniciam uma missão internacional para abrir mercados no Oriente Médio e norte da África.
Na segunda-feira (9), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais 14 empresas brasileiras iniciam uma missão internacional para abrir mercados no Oriente Médio e norte da África.
Durante dez dias, a delegação participará de encontros com empresários locais e representantes dos governos, visitas técnicas a centros de distribuição e redes de supermercados e seminários técnicos sobre as características do comércio local. No Egito e na Argélia, a missão contará com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
No Cairo os brasileiros conhecerão os produtos mais demandados, o perfil do consumidor e mecanismos de sistemas de distribuição dos produtos. “Os países do norte da África e do Oriente Médio são de grande interesse para o Brasil porque são importantes importadores líquidos de alimentos e alguns deles, exportadores de matéria-prima para fertilizantes”, destacou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, que coordenará a visita.
Em Argel (Argélia) e Teerã (Irã) o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, dirigirá a delegação nas rodadas de negócios.
Segundo informações do Mapa, nos dois últimos anos esses mercados manifestaram interesse pelos produtos agrícolas do Brasil. O Irã foi o principal comprador e só em 2007 importou aproximadamente US$ 1,4 bilhão de produtos do agronegócio brasileiro. O Egito vem em seguida, com US$ 687 milhões, e a Argélia, US$ 428 milhões.
Egito e Argélia são grandes consumidores da carne brasileira, principalmente a bovina in natura. Em 2007 foram mais de US$ 333 milhões em exportação do produto para o Egito e quase US$ 23,7 milhões para a Argélia.