O BeefPoint recebeu ontem (01/07) a noite um comunicado oficial da Brasil Certificações Ltda, enviado pelo médico veterinário Vantuil Carneiro Sobrinho, responsável técnico da empresa sobre a suspensão de certificação.
Abaixo a transcrição na íntegra desse comunicado:
Sr. Editor:
Na data entre 16 e 18 de junho a Brasil Certificação recebeu auditoria do SISBOV e no dia 25/06 a Empresa recebeu notificação de suspensão de certificação pelo tempo que fosse preciso para atender as desconformidades.
O grande problema havido foi com o Sistema de identificação da Empresa, pois a legislação não permite a utilização de marcação dos animais com marca a frio (pintura) e etiquetas adesivas que eram colocadas na cauda dos animais, e esse número “linkado” ao número do SISBOV.
Cabe ressaltar que esse tipo de identificação era utilizado pelas certificadoras, para atender o abate de exportação dos Frigoríficos, em função de acordos havidos com a antiga administração, porém não havendo autorização por escrito para tal prática.
A atual administração do MAPA exige, com muita propriedade, o cumprimento da legislação. Ainda a respeito da Certificação para Frigoríficos, como a escala de abate é reduzida, e os Produtores não permitem manejar animais prontos para o abate, isto é, colocar brincos nos mesmos, as visitas eram improvisadas e os animais identificados da maneira já descrita, que como já dissemos não é permitido.
Notar que quando falamos do sistema de identificação, isto abrange todas as fases da rastreabilidade, que pelo curto espaço de tempo da certificação no Frigorífico, estava em total desacordo com a legislação.
Acatando e achando justa a suspensão, tratamos de refazer os documentos referentes ao ponto falho, que é desclassificante, e tomamos as seguintes providências:
1) Revisamos todas as desconformidades da auditoria desde as pequenas observações como a desclassificante.
2) Cessamos a Certificação de animais para exportação em todos os Frigoríficos que atendíamos, e comunicamos que não poderíamos mais atuar fora da legislação vigente.
3) Hoje reunimo-nos com a Secretaria de Defesa Animal e entregamos documento afirmando estarem as desconformidades atendidas e solicitando nova visita a Certificadora.
4) A Secretaria de Defesa estará enviando nova auditoria nos próximos dias para conferir o atendimento das não conformidades.
Atenciosamente,
Vantuil Carneiro Sobrinho
Responsável Técnico
Leia também: Certificadora é suspensa do SISBOV após auditoria pelo MAPA
Fonte: Equipe BeefPoint
0 Comments
A respeito do assunto em si, gostaria de saber, quem irá pagar os prejuízos dos frigoríficos que estivessem com seus contratos de exportação fechados?
“Desde então vários frigoríficos atendidos por essa empresa não têm conseguido a certificação dos animais destinados à exportação, segundo informações da Associação das Empresas de Certificação e Rastreabilidade Agropecuária (Acerta).”
Na realidade falta muito, mas muito mesmo para que a rastreabilidade seja tratada com seriedade e competência.