Sábado, o comissário de Agricultura da União Européia (UE), Franz Fischler, chega ao Brasil para manter contatos com autoridades brasileiras e empresários do setor de agronegócios. Fischler ficará no país até o dia 10 de outubro.
Entre os assuntos que ele deve discutir com o ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Morais, na segunda-feira, está um acordo de equivalência sanitária entre o Brasil e a UE para facilitar o comércio de produtos agrícolas. A visita de Fischler atende a um convite de Pratini e faz parte do esforço brasileiro para ampliar as exportações – especialmente de carnes – aos países europeus.
Desde o ano passado o acordo está sendo discutido mas, na avaliação do Ministério da Agricultura do Brasil, vem evoluindo lentamente. Com o pacto, instituições brasileiras estariam habilitadas a emitir certificados de qualidade sanitária a produtos destinados aos países da UE, o que tornaria as exportações mais rápidas.
O comissário da União Européia terá ainda reuniões com os ministros das Relações Exteriores, Celso Lafer, e do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungman. Fischler também deve se encontrar com empresários e visitar uma fazenda de criação de gado em Uberaba (MG).
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint