Custos de Produção – parte 2
17 de agosto de 2001
Primeiro arremate na Grã Bretanha após aftosa
21 de agosto de 2001

Brasil e Argentina negociam pacto sanitário

Amanhã, uma missão integrada por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento retomará, em Buenos Aires, as discussões do acordo bilateral entre o Brasil e a Argentina, para equivalência sanitária. O grupo, chefiado por Rui Vargas, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, debaterá com técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) o estabelecimento de regras comuns na comercialização de produtos da pauta de exportações.

A equivalência sanitária permitirá que os dois países adotem as mesmas normas para a troca de produtos de origem animal e vegetal. Segundo Vargas, as discussões referentes a um protocolo comum começaram no ano passado, mas foram interrompidas devido ao surgimento de focos de aftosa na Argentina e, posteriormente, no Brasil. Segundo ele, as negociações bilaterais têm caráter preventivo.

Na pauta comercial dos dois países, o Brasil quer negociar a exportação de aves e suínos. Em contrapartida, o País importaria da Argentina leite e carne desossada – importações que irão contra o mercado, já que o setor leiteiro brasileiro permanece com os preços em baixa, além de o Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de carne bovina.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Alexandre Inacio), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.