Exportações de sêmen crescem no Brasil
20 de junho de 2003
Santa Catarina decide sobre embargo à carne gaúcha nesta semana
24 de junho de 2003

Brasil e EUA criarão Comitê Consultivo Agrícola Bilateral

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou sexta-feira (20), durante a reunião de cúpula Brasil-Estados Unidos, em Washington, memorando de entendimento com a secretária de Agricultura norte-americana, Ann Veneman, para a criação do Comitê Consultivo Agrícola Bilateral (CCA), que contará com grupos de trabalho para tratar de temas pontuais.

“É uma maneira muito interessante que teremos para avançar em assuntos específicos e nas negociações comerciais bilaterais”, disse Rodrigues.

Entre os temas de atuação do CCA, estarão o comércio agrícola, acesso a mercados e facilitação de comércio; comercialização; regulação e segurança de produtos alimentícios; pesquisa agrícola, tecnologia e intercâmbio técnico; investimentos na agricultura; e elaboração de padrões sanitários e fitossanitários agrícolas internacionais.

Também caberá ao CCA a formulação de recomendações na área de política e de programas agrícolas nas negociações de livre mercado, além de facilitar os contatos diretos e a cooperação entre entidades privadas, universidades, centros de pesquisa, institutos e agências de governo.

Durante o almoço de trabalho, Rodrigues fez uma breve exposição ao presidente Bush sobre o potencial do agronegócio brasileiro e sua importância para a economia e o desenvolvimento do Brasil.

O ministro insistiu que a abertura comercial dos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento é importante para reduzir as enormes diferenças sociais entre as nações e também uma forma de defender a paz e a democracia mundial. Na conversa, Rodrigues voltou a sugerir a redução imediata dos pesados subsídios norte-americanos à agricultura.

“O presidente Bush ficou impressionado com os números do agronegócio brasileiro, mas reafirmou a disposição de só começar a reduzir os subsídios agrícolas quando a União Européia aceitar a eliminação de suas subvenções”, revelou o ministro.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.