Pela primeira vez na história, Brasil e Japão reuniram-se oficialmente e iniciaram conversas para a exportação de carnes in natura ao país oriental. A informação foi dada pela secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Elisabete Serodio, que comandou a comitiva que visitou Japão e Coréia.
“É apenas o início do entendimento de uma conversa que terá continuidade na visita do presidente Lula e do ministro Roberto Rodrigues ao Japão. Mas pela primeira vez sentamos para conversar sobre o assunto”, informou Elisabete.
Ela disse também que foi feita uma apresentação técnica bastante consistente aos japoneses sobre a situação sanitária do Brasil. “Eles ficaram impressionados com o tamanho e a estrutura do país e não houve questionamentos sobre, por exemplo, a febre aftosa”, explicou.
A executiva informou, ainda, que na visita os dois países formalizaram um protocolo de exportações com regras sanitárias exigidas pelos orientais a serem cumpridas pelo Brasil para a exportação de carne termo-processada (cozida) ao Japão.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Gustavo Porto), adaptado por Equipe BeefPoint