Silagem com menor custo e maior qualidade depende apenas da execução dos princípios básicos (parte 1 / 2)
4 de fevereiro de 2003
Mapa prevê crescimento das exportações do agronegócio
6 de fevereiro de 2003

Brasil e Uruguai querem criar conselho de ministros da agricultura

A criação de um Conselho de Ministros da Agricultura e Pecuária do Mercosul, mais Chile e Bolívia, foi analisada ontem (04) durante audiência do ministro Roberto Rodrigues com seu colega uruguaio, Gonzalo Gonzáles. “Essa região precisa unir esforços tendo em vista as negociações internacionais no campo agrícola”, afirmou.

De acordo com o ministro da Agricultura do Uruguai, o Conselho deverá contar com o apoio de órgãos especializados para dar sustentação às suas posições. Entre eles, um comitê veterinário, que cuidará das questões relacionadas à sanidade animal. Hoje, a região tem o Comitê de Sanidade Vegetal do Conesul (Cosave), responsável pela implementação de medidas voltadas ao controle de pragas e doenças e à padronização dos serviços fitossanitários.

As discussões sobre a formação do conselho devem avançar nos próximos meses, segundo Gonzáles. “Pretendemos começar a concretizar o novo organismo a partir de março”, adiantou. Antes disso, esclareceu, os ministros dos demais países do bloco econômico e os do Chile e da Bolívia deverão ser consultados sobre a proposta do Brasil e do Uruguai.

Durante a audiência, Gonzáles também reafirmou a Rodrigues a intenção do governo uruguaio de manter um intercâmbio permanente com o Brasil nas áreas de sanidade animal e vegetal e de comércio bilateral.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.