O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Amauri Dimarzio, reúne-se na próxima segunda-feira , onze de setembro em Moscou, com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, Sergei Dankvert, para entregar as respostas ao questionário de sete páginas elaborado pelo governo russo sobre o sistema de defesa sanitária do Brasil. Dimarzio integra a comitiva do vice-presidente da República, José Alencar, que estará na capital russa na próxima semana.
As questões abrangendo detalhes sobre o sistema de produção de todos os tipos de carnes foram encaminhadas na semana passada para a Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério. A Rússia suspendeu as compras de carnes brasileiras no dia 21 de setembro, após a confirmação de um foco de febre aftosa no município de Careiro da Várzea, no Amazonas, região que não tem autorização para exportar.
Acompanham o secretário executivo o diretor do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal, Girabis Evangelista Ramos, e o diretor do Departamento de Defesa Animal, Jorge Caetano Júnior. Eles estarão em Moscou nos dias 11 e 12 e em São Petesburgo no dia 13. Nos dias 14 e 15 seguem para Bucareste, na Romênia, onde o secretário fará palestra sobre o agronegócio brasileiro para autoridades governamentais e empresários. O enfoque será para o desempenho do Brasil nos setores de frutas, soja, milho e trigo.
Na capital russa, além de negociar o fim do embargo às carnes brasileiras, o grupo tratará de temas como a alta taxação para importação, pela Rússia, do açúcar brasileiro. café, tabaco, óleo de soja, cachaça e legislação sanitária para importação de trigo da Rússia. Segundo o secretário Amauri Dimarzio, o encontro com Dankvert também será uma oportunidade para que o governo brasileiro inicie um processo de estabilização no comércio bilateral. “Queremos trabalhar uma agenda positiva para evitar estas crises de confiabilidade”, afirmou.
Fonte: MAPA, adaptado por Equipe BeefPoint