BM&F: boi para outubro fecha em R$ 60,51/@
14 de março de 2006
Ditadura tecnológica
16 de março de 2006

Brasil espera para hoje fim do embargo russo

O governo brasileiro espera receber hoje um comunicado oficial da Rússia liberando as importações de carnes bovina e suína produzidas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A informação foi passada ontem pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel.

Segundo ele, já circula na Europa a notícia da liberação, com base em relatórios técnicos que ainda teriam de ser submetidos às autoridades russas. Maciel acredita que depois da liberação das exportações de carnes gaúchas e catarinenses, outros estados poderão voltar a vender para a Rússia. A expectativa é que a suspensão do embargo a outros estados, excluindo Paraná e Mato Grosso do Sul, seja anunciada durante a visita do primeiro-ministro russo, Mikhail Fradkov, ao Brasil no mês que vem.

De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), Antônio Camardelli, há também negociações avançadas com Argélia e Chile, e a perspectiva é que os três países retomem as compras de carne bovina no curto prazo, especialmente após a decisão da Argentina de suspender suas exportações do produto para controlar a inflação no país. A matéria é de Arnaldo Galvão e Cibelle Bouças para o jornal Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.