A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) espera que o mês de novembro seja marcado pela reabertura do mercado da Arábia Saudita, fechado desde 2012 para a carne bovina. Também no próximo mês, o Brasil receberá a visita de uma missão sanitária dos Estados Unidos, tratada como um dos últimos passos para início da importação de carne bovina in natura pelo mercado norte-americano.
Segundo o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, uma missão brasileira liderada pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, irá à Arábia Saudita na primeira semana de novembro para a assinatura da proposta de protocolo sanitário com aquele país. Já a missão norte-americana deve chegar ao Brasil em 9 de novembro e finalizar os últimos detalhes de um processo de equivalência da inspeção sanitária entre os dois países.
Além dos dois países, o Brasil caminha para flexibilizar a rígida regra de rastreabilidade para a exportação de carne bovina à União Europeia (UE), segundo Sampaio. Uma missão sanitária com técnicos da UE deve visitar o País em fevereiro de 2016, mas o governo e as companhias brasileiras já negociam a mudança nas regras de rastreabilidade para reduzir exigências, como a venda de carne proveniente de animais alimentados 100% a pasto.
Fonte: Correio Braziliense, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.