Rankings internacionais confirmam liderança global da ESALQ em Ciências Agrárias
14 de outubro de 2015
USDA prevê aumento de produção de carne bovina do Brasil
14 de outubro de 2015

Brasil espera retomada de importação de carne bovina pela Arábia Saudita

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) espera que o mês de novembro seja marcado pela reabertura do mercado da Arábia Saudita, fechado desde 2012 para a carne bovina. Também no próximo mês, o Brasil receberá a visita de uma missão sanitária dos Estados Unidos, tratada como um dos últimos passos para início da importação de carne bovina in natura pelo mercado norte-americano.

Segundo o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, uma missão brasileira liderada pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, irá à Arábia Saudita na primeira semana de novembro para a assinatura da proposta de protocolo sanitário com aquele país. Já a missão norte-americana deve chegar ao Brasil em 9 de novembro e finalizar os últimos detalhes de um processo de equivalência da inspeção sanitária entre os dois países.

Além dos dois países, o Brasil caminha para flexibilizar a rígida regra de rastreabilidade para a exportação de carne bovina à União Europeia (UE), segundo Sampaio. Uma missão sanitária com técnicos da UE deve visitar o País em fevereiro de 2016, mas o governo e as companhias brasileiras já negociam a mudança nas regras de rastreabilidade para reduzir exigências, como a venda de carne proveniente de animais alimentados 100% a pasto.

Fonte: Correio Braziliense, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.