Diante das restrições russas para a carne suína de SC, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, deve propor ao governo russo que o Brasil importe fertilizantes, turbinas hidrelétricas e trigo do país para que caim as restrições à carne suína catarinense.
Diante das restrições russas para a carne suína de SC, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, deve propor ao governo russo que o Brasil importe fertilizantes, turbinas hidrelétricas e trigo do país para que caim as restrições à carne suína catarinense. O Brasil estaria disposto a gastar até US$ 1,5 bilhão ao ano para equilibrar a balança comercial, afirma o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Gerson Sorgato.
Ainda há, no entanto, um entrave político e econômico, já que existe interesse da Rússia em incentivar a produção local. Em visita ao país meses atrás, o ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, Alfredo Felipe Luz, afirmou que a questão não era mais sanitária. Segundo ele, a competição entre produtores russos e brasileiros era extremamente “ruinosa” e, por isso, não havia disposição dos russos em acabar com o veto.
As informações são de Thiago Reis, da Agência Folha.