Uma parcela cada vez mais representativa da carne bovina utilizada nos hambúrgueres do McDonald’s no mundo é produzida no Brasil, atualmente o 8º principal mercado da rede americana em faturamento. Em 2005, as exportações brasileiras de cortes de carne bovina para o grupo alcançaram 6 mil toneladas. A previsão para este ano é atingir 10 mil toneladas e, em 2007, 18 mil.
A subsidiária do McDonald’s no Brasil não exporta diretamente esses produtos agropecuários, mas serve de apoio para que parte de seus 210 fornecedores no país exportem para filiais da rede na Europa, no Mercosul, no Chile, no Oriente Médio e no Japão.
De acordo com o estrategista de proteínas da rede, Antônio Carlos Pontes, o avanço das exportações brasileiras se deve ao enquadramento dos fornecedores a programas de qualidade implantados pela multinacional, como de rastreabilidade da carne e o BSE firewall (programa de tratamento para evitar risco de EEB).
Os principais fornecedores de carne bovina para a rede no Brasil e no mundo são o Frigorífico Marfrig e a Braslo Alimentos (controlada pelo grupo americano OSI). A matéria é de Cibelle Bouças, para o Valor.