Em seis leilões, Expoinel 2003 já superou o faturamento do ano passado
23 de setembro de 2003
Touro Devon é arrematado por R$ 5.740 no RS
25 de setembro de 2003

Brasil: maior exportador mundial de carne bovina

Por Fabiano Ribeiro Tito Rosa1 e José Américo B. Amaral1

Nos últimos 12 meses (setembro de 2002 a agosto de 2003), de acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as exportações brasileiras de carne bovina, em volume, chegaram a aproximadamente 748 mil toneladas métricas.

No mesmo período os embarques australianos, segundo os números do Departamento de Agricultura, Pesca e Floresta da Austrália (AFFA), foram de 877,64 mil toneladas, portanto, 17,3% maior.

Contudo, quando analisamos o desempenho em tonelada equivalente carcaça, a vantagem é brasileira: 1,19 milhão de toneladas (Brasil), contra 1,14 milhão (Austrália).

Isso porque a Austrália, ao contrário do Brasil, praticamente não exporta carne industrializada, que tem um peso maior na conversão para equivalente carcaça. No decorrer do período analisado, o Brasil exportou aproximadamente 178,5 mil toneladas métricas de carne bovina industrializada, ou 446,3 mil toneladas em equivalente carcaça, 38% do total de embarques.

Uma estiagem severa e prolongada quebrou a produção agropecuária australiana, levando o Brasil ao topo do ranking dos países exportadores de carne bovina um pouco antes do previsto. Segundo estimativas de diversas fontes internacionais, a redução das exportações australianas de carne bovina deve ser da ordem de 8 a 20% este ano.

Em 2002 os embarques brasileiros totalizaram aproximadamente 966 mil de toneladas em equivalente carcaça, colocando o país em terceiro lugar do ranking, atrás de Austrália (primeiro) e Estados Unidos (segundo).

No acumulado deste ano (janeiro a agosto), os embarques brasileiros já totalizaram 800 mil toneladas, 39% a mais em relação a igual período do ano passado.

Na tabela abaixo é possível observar o desempenho dos 3 principais exportadores, Brasil, Austrália e Estados Unidos, do acumulado de janeiro a julho deste ano (ainda não foram divulgados os dados norte-americanos de agosto):


Vejam que, em tonelada equivalente carcaça, os Estados Unidos também superaram o desempenho australiano, alterando por completo o quadro desenhado em 2002.

Mantendo esse desempenho, os embarques brasileiros devem totalizar algo próximo a 1,2 milhão de toneladas em equivalente carcaça no ano civil (janeiro a dezembro), consolidando a nova posição do país.

Chegamos lá.
_________________________
1Fabiano Ribeiro Tito Rosa e José Américo B. Amaral são analistas de mercado da Scot Consultoria

Os comentários estão encerrados.