Síntese Agropecuária BM&F – 30/10/03
30 de outubro de 2003
RS: leilão de Itaqui tem pista limpa para fêmeas
3 de novembro de 2003

Brasil negocia cotas para exportação de carnes para Rússia

Brasil e Rússia fazem uma rodada de negociações hoje em Genebra sobre as concessões que Moscou deve fazer para melhorar o acesso das exportações brasileiras, em troca do apoio brasileiro para entrar na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Um dos temas que a delegação brasileira vai insistir, mais uma vez, é por maior cota (com tarifa reduzida) para as exportações de carnes de frango, porco e de gado. A alocação das cotas esboçada pelos russos privilegia as exportações da União Européia e dos Estados Unidos.

Mas, ontem (30) à noite, o vice-ministro Maxim Medvedkov deixou claro que Moscou não tem intenção de aceitar a demanda feita pelo Brasil.

Esta semana, na OMC, apenas os europeus e os americanos não reclamaram da alocação das cotas. Em Washington, o principal negociador agrícola americano, Allen Johnson, disse que os produtores americanos terão garantido 74% das importações russas de frango, 4% de carne de gado e de 9% a 11% para porco. “Esse acordo garante que as nossas exportações para a Rússia atinjam níveis históricos e ainda tem mais espaço para crescer”, afirmou o negociador comercial chefe dos EUA, Robert Zoellick.

Fonte: Valor On Line (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.