PR: Coopavel fatura R$ 700 milhões
9 de janeiro de 2006
Maior parcelamento da inscrição é novidade nos Treinamentos Online AgriPoint
11 de janeiro de 2006

Brasil perde espaço nos mercados desenvolvidos

O Brasil perde espaço no mercado consumidor dos países ricos. As exportações do país para os Estados Unidos e a União Européia crescem significativamente menos do que as vendas de outros emergentes, como China e Índia.

No ano passado, as exportações brasileiras para os EUA e para a UE cresceram, respectivamente, 12% e 10%, abaixo do ritmo das vendas totais do país, que aumentaram 23%.

Segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, as importações da China avançaram 25,7% de janeiro a outubro, enquanto as da Índia subiram 19%. Dados da Eurostaat, órgão de estatísticas da União Européia, demonstram que a Índia elevou suas vendas para o bloco europeu em 18% e a China, em 24%, de janeiro a setembro.

Nos últimos três anos, o peso dos EUA e da UE na pauta brasileira de exportações recuou quase 10 pontos percentuais. Em 2002, ambos compravam 51% dos produtos vendidos pelo país no exterior, percentual que caiu para 41,6% no ano passado. Parte da queda decorre da diversificação de destinos da exportação brasileira.

Fonte: Valor (por Raquel Landim), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.