Associação Brasileira de Angus (ABA) divulgou no final do dia de ontem um comunicado de imprensa afirmando que a greve dos fiscais agropecuários federais poder fazer o Brasil perder uma exportação de 20 toneladas de Carne Angus Certificada, que seria destinada à França neste mês. O produto seria exportado do Programa Carne Angus Certificada, da associação. A carne foi processada no Frigorífico Mercosul.
Segundo o presidente da ABA, Reynaldo Titoff Salvador, a realização do último abate pelo frigorífico Mercosul, de Bagé, foi ontem, o que imobiliza a oferta de Carne Angus Certificada ao mercado e enfraquece a cadeia produtiva. “A falta de inspeção da carne nos frigoríficos e a queda de mais de 90% dos abates diminui a demanda e faz cair o preço do boi, gerando escassez de oferta de carne padrão”, afirma Reynaldo Titoff Salvador.
Além disso, a expansão do Programa Carne Angus Certificada também está sendo prejudicada. A ABA estava programando aumentar o número de abates para 6.000 por mês e estender a operação às plantas do Mercosul em Alegrete e Pelotas a fim de atender o varejo interno e também outros países que têm interesse na compra de Carne Angus, como o Chile.
Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus, da Equipe BeefPoint