Marleen Felius: reunindo arte, ciência e história dos bovinos
26 de abril de 2004
Goiás tem 98% do rebanho vacinado contra febre aftosa
28 de abril de 2004

Brasil pode fechar acordo com UE sobre mercado agrícola

As negociações entre Mercosul e União Européia (UE) entraram num momento decisivo, disse ontem o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, após encontro com o comissário europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Franz Fischler, durante a feira tecnológica Agrishow 2004, em Ribeirão Preto (SP).

“O comissário Fischler reiterou a disposição da UE de flexibilizar suas posições e de fazer uma grande abertura do mercado agrícola aos países do Mercosul”, afirmou o ministro. “Mas ele também quer grandes contrapartidas e compensações em política industrial, serviços e compras governamentais”.

Até o fim desta semana, diversos encontros entre os dois blocos devem esclarecer as dúvidas sobre o tamanho da abertura proposta por ambos os lados. Segundo Rodrigues, o objetivo é chegar a “aspirações concretas” na reunião marcada para a próxima semana, em Bruxelas, na Bélgica. “Esperamos sinceramente avançar nesta semana com uma forte articulação com outras áreas do governo”, afirmou. “Podemos flexibilizar nossas posições, mas temos que entender as expectativas da UE, já que eles, ao contrário dos Estados Unidos, parecem dispostos a discutir políticas de apoio interno fora da rodada da OMC (Organização Mundial do Comércio)”.

Alemanha

A Comissão Germano-Brasileira de Agronegócios, reativada durante recente visita do ministro Roberto Rodrigues à Alemanha, estabeleceu propostas para avançar nas negociações bilaterais de comércio, como a criação de seis subgrupos de trabalho e a realização de um encontro entre 20 e 24 de junho deste ano, em Sttutgart. “Uma abertura mais forte com a Alemanha, real e concreta, será uma alavanca para avançar no acordo UE-Mercosul”, disse Rodrigues, após reunir-se ontem com uma delegação alemã chefiada pelo vice-ministro de Agricultura, Mathias Berlinger, em Ribeirão Preto.

O subgrupo de exportações debaterá o aumento das vendas de carne brasileira, com a definição de metas e prazos detalhados. Os alemães reconheceram como uma boa ferramenta de cooperação o projeto de marketing “Taste of Brazil”, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, durante reunião na última sexta-feira (23), em São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.