Toda carne bovina para exportação deve ser registrada no Sisbov
19 de março de 2004
Gaúchos buscam união para superar crise na pecuária de corte
19 de março de 2004

Brasil poderá vender carne in natura aos EUA ainda este ano

O Brasil pode iniciar as vendas de carne in natura para os Estados Unidos ainda este ano, informou o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Amauri Dimarzio, após encerrar a primeira reunião do Comitê Consultivo de Agricultura Brasil-Estados Unidos (CCA).

Segundo Dimarzio, até maio os EUA devem aprovar os requisitos sanitários para importação da carne bovina brasileira, com a finalização da avaliação quantitativa de risco. “O Comitê vai acelerar o andamento de vários temas que envolvem o comércio bilateral, inclusive a exportação de carne in natura“, afirmou o secretário, ao lado do administrador do Serviço de Agricultura Exterior do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Kenneth Roberts.

Técnicos do Mapa e do USDA estiveram reunidos em Brasília desde segunda-feira (15) para elaborar propostas de interesse comum envolvendo as áreas sanitária e zoosanitária, fitossanitária, capacitação técnica e comércio.

Roberts disse que, a partir da criação do Comitê, Brasil e Estados Unidos devem mudar suas relações comerciais transformando intimidação e preocupação em cooperação. “Devemos trabalhar para estar do mesmo lado da mesa de negociação nos fóruns internacionais”, considerou.

A próxima reunião do CCA deverá ocorrer dentro de um ano, mas em seis meses os técnicos farão um inventário do que foi realizado no período.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.