O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas e de carne do mundo, não sabe “se vender” no mundo árabe. “O País tem um potencial enorme para expandir seus negócios na região, mas não explora essa capacidade”, afirmou o vice-presidente de marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Riad Naim Younes.
O saldo da balança comercial para os países árabes (Oriente Médio e norte da África) foi positivo em US$ 2 bilhões em 2014, resultado de exportações de US$ 13,4 bilhões e importações de US$ 11,4 bilhões. A expectativa é manter o mesmo superávit este ano.
Entre os principais itens exportados para a região estão açúcar, carne e minério de ferro. Argélia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são os maiores importadores desses produtos brasileiros. O fim do embargo à carne brasileira para a Arábia Saudita poderá elevar os negócios para a região.
Fonte: O Estado de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.