O Brasil reiniciará na próxima semana as negociações com países que embargaram as importações de carne bovina depois da descoberta dos focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná. Duas missões brasileiras visitarão a Rússia e o Chile enquanto uma missão da União Européia chega ao Brasil.
Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, a missão da União Européia chega ao Brasil no dia 23 de janeiro e fica no país até o dia 3 fevereiro.
Os técnicos virão ao Brasil para checar os procedimentos que foram tomados nos locais dos focos. “A agenda ainda não está fechada, mas provavelmente a missão será dividida em duas, uma se encarregando da parte de defesa sanitária animal e outra vistoriando os frigoríficos”, afirmou. A expectativa é de que pelo menos o embargo imposto pela UE para o estado de São Paulo seja retirado. A notícia é de Eduardo Magossi, para o Estadão/Agronegócios.
Segundo informações da associação alemã de importadores de carne, levantadas pelo BeefPoint, dependendo dos resultados a comissão européia pode decidir se aumenta ou abranda as restrições à importação de carne e derivados de produtos animais do Brasil.