O Brasil quebrou o recorde em visitas estrangeiras oficiais ao país e recebeu neste ano 22 missões internacionais. Destaca-se a vinda de grupos da Rússia, Estados Unidos e de países da Comunidade Européia. “O saldo é bastante positivo. Foram assinados alguns protocolos que vão, certamente, aumentar as exportações”, afirmou o diretor do Departamento de Inspeção de Produção de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nelmon Oliveira da Costa.
Para o próximo ano, a meta é aumentar o comércio com China, Rússia e Estados Unidos. “O mercado chinês é enorme. Tem um potencial gigantesco. Nossos negócios com a China ainda são modestos em relação ao mercado. Já com a Rússia o objetivo é liberar a exportação de carne. Para os Estados Unidos, queremos vender carne fresca (in natura). Hoje, só podemos exportar o produto manufaturado”, explicou Oliveira.
O diretor do Dipoa afirma que a economia será beneficiada. “As missões são importantíssimas para conquistarmos mais mercados e aumentar as nossas exportações”, considerou. Segundo o diretor, a expectativa do ministério para 2005 é superar o recorde de missões internacionais atingido neste ano “ou, no mínimo, repetirmos o número de 2004”.
Segundo Oliveira, a missão russa elogiou a fiscalização realizada pelo Mapa nos frigoríficos do país. “Eles disseram que gostariam de ter um sistema de inspeção tão eficiente quanto o nosso”, finalizou o diretor.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint