1o Fórum de Novilho Precoce traz novas perspectivas na pecuária baiana
29 de novembro de 2002
Venda de vacinas antiaftosa quebra recorde
3 de dezembro de 2002

Brasil retoma importação de carne paraguaia

Na próxima semana, o Brasil voltará a importar carne desossada e maturada do Paraguai, anunciou na sexta-feira (29) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. O mercado brasileiro foi reaberto apenas para produtos provenientes de regiões localizadas fora do foco de febre aftosa.

A medida foi acertada durante encontro do ministro com o seu colega paraguaio, Dario Baungarten, no qual foi assinado um acordo de cooperação técnica em que o país vizinho se compromete a utilizar as mesmas medidas de defesa sanitárias adotadas pelo Brasil na prevenção, controle e erradicação dessa doença.

Pratini disse que a retomada das importações é fundamental tanto para o governo do Paraguai, que tem no Brasil um importante mercado, como para pecuaristas brasileiros que têm criações naquele País. “O governo paraguaio nos deu garantias de que o controle da febre aftosa se processará obedecendo a rigorosos critérios de controle sanitário e dentro das normas internacionais”, afirmou.

Ele esclareceu que o Mapa acompanhará as ações realizadas pela defesa sanitária do Paraguai e acrescentou que a fronteira continuará fechada para animais vivos. “Inclusive vamos manter tropas do exército na região até a consolidação do controle da doença, que ocorrerá a partir de ações conjuntas dos serviços de defesa dos dois países”, disse.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.