Boas previsões para cadeia da carne da Austrália
26 de agosto de 2004
Brasil exportará de 26 milhões de peles em 2004
30 de agosto de 2004

Brasil retoma negociações com os EUA

O Brasil terá nova rodada de negociações com autoridades dos Estados Unidos, em setembro, para tentar abrir o mercado americano à carne bovina in natura. Nos dias 27 e 28 de setembro, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Amauri Dimarzio, e técnicos do ministério estarão negociando este e outros temas em Washington. As negociações foram iniciadas ainda na gestão do ex-ministro Pratini de Moraes, na Agricultura.

O governo quer que os EUA aceitem o modelo de erradicação da febre aftosa por regiões, os chamados circuitos pecuários, adotado pelo Brasil com o aval da Organização Internacional de Epizootias (OIE). A tese foi reforçada por Dimarzio, em junho, quando ele participou em Winnipeg, no Canadá, do 15o Congresso Mundial de Carnes. “Em Winnipeg defendi o conceito da regionalização e agora eles (os americanos) parecem concordar mais com essa tese porque estão enfrentando problemas com a “vaca louca” e com a influenza aviária”, avaliou. Ele disse que os americanos já terminaram a análise de risco em relação ao Brasil.

Na seqüência da viagem ao Canadá, Dimarzio esteve nos EUA fazendo um acompanhamento dos trabalhos, mas sua chegada coincidiu com a notícia de um foco de aftosa no Pará, o que impediu avanços. “Agora volto com o nosso time continuando as negociações”. Ele disse que a primeira reunião bilateral ocorreu em março, quando foram levantados os pontos que o Brasil pleiteia nas áreas de defesa animal, vegetal e em aspectos regulatórios. Os EUA também apresentaram suas exigências.

Em 2004, o Brasil deverá exportar cerca de 1,5 milhão de toneladas de carne bovina por cerca de US$ 2 bilhões. Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Pratini de Moraes, é viável chegar a cinco milhões de toneladas de exportação/ano, mas tudo dependerá da abertura de mercados, como os Estados Unidos.

Fonte: Valor OnLine (por Francisco Góes), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.