Enio Marques: o impacto da vaca louca para o Brasil
15 de janeiro de 2004
Rodrigues se reúne amanhã com ministros russos
19 de janeiro de 2004

Brasil tem mais uma área declarada livre de aftosa com vacinação

Ontem, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou portaria declarando como área livre de febre aftosa com vacinação o Estado do Acre, 43 municípios do centro-sul do Pará e outros dois (Guajará e Boca do Acre) do Amazonas, região que tem um rebanho de 13 milhões de cabeças de gado. Com isso, sobe de 152 milhões para 165 milhões o número de animais livres da doença no país, representando cerca de 90% do rebanho brasileiro, estimado em 183 milhões de cabeças.

A nova área declarada como livre de aftosa com vacinação faz parte do Circuito Pecuário Norte, informou o diretor do Departamento de Defesa Animal (DDA) do ministério, João Cavalléro. A 6 e 7 de março, técnicos do DDA se reunirão com a Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, quando apresentarão os estudos que embasaram a decisão brasileira de declarar essa área como livre da doença. No encontro, a missão do DDA também pedirá à comissão que ratifique a medida adotada pelo governo brasileiro.

A expectativa do Mapa é que a OIE vote e aprove o reconhecimento da nova área brasileira livre de aftosa com vacinação durante sua assembléia anual, a 26 de maio, em Paris.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.