Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu que o Brasil possui jazidas suficientes de fosfato e um grande potencial para produção de nitrogenados. "No entanto, ainda é preciso identificar e dimensionar melhor essas jazidas. No caso do potássio, o país possui grande reserva na região amazônica, que depende de mais estudos", esclareceu.
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu que o Brasil possui jazidas suficientes de fosfato e um grande potencial para produção de nitrogenados. “No entanto, ainda é preciso identificar e dimensionar melhor essas jazidas. No caso do potássio, o país possui grande reserva na região amazônica, que depende de mais estudos”, esclareceu.
Ele disse ainda que é preciso mudar a legislação com relação às empresas detentoras de lavras para exploração de insumos, em especial, as que estão sem utilização há muitos anos.
Quanto à possibilidade de aumentar a produção interna de fertilizantes e reduzir a vulnerabilidade do Brasil, o ministro recomendou cautela. “Poucos países produzem e exportam esses componentes e existe um risco, em caso de grande aumento da demanda mundial e por questão de proteção de mercado”, enfatizou.
As informações são do Mapa.