Alta no atacado e pouca oferta de boi sustentam preços
31 de outubro de 2007
Argentina produz menos de carne bovina em setembro
31 de outubro de 2007

Brasil terá menos couro para exportação em 2008

Com a expectativa de redução no abate de bovinos entre 5% e 10% no próximo ano, a produção de couros brasileiros deverá cair na mesma proporção segundo estimativas do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). "O mundo quer comprar mais couro, mas se não comem a carne, os curtumes não têm matéria-prima", simplificou o diretor-executivo do CICB, Luiz Bittencourt.

Com a expectativa de redução no abate de bovinos entre 5% e 10% no próximo ano, a produção de couros brasileiros deverá cair na mesma proporção segundo estimativas do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). “O mundo quer comprar mais couro, mas se não comem a carne, os curtumes não têm matéria-prima”, simplificou o diretor-executivo do CICB, Luiz Bittencourt.

O setor processa, em média, 45 milhões de couros por ano, dos quais exporta 35 milhões. A previsão para este ano é que os embarques cresçam 23% em receita. Até setembro, os embarques cresceram 25% em receita (para US$ 1,62 bilhão), mas recuaram 1% em volume, para 307.622 toneladas. “Já há volume menor devido à redução do abate de bovinos”, comentou Bittencourt.

Do total a ser exportado, ele prevê queda de 8% nos embarques de couro wet blue e aumento de 16% nos embarques de do couro acabado.

Segundo reportagem do Valor Econômico, a expectativa preocupa indústrias de insumos, como a alemã Lanxess. O gerente da unidade de negócios couros da Lanxess, Fábio Bellotti da Fonseca, informou que o mercado de insumos para tratamento de couros terá uma queda em receita de 7% neste ano, para US$ 296 milhões. E em 2008 deve registrar redução próxima de 5%.

Comments are closed.