Rússia busca novos fornecedores de carnes
10 de abril de 2006
Japão explicará negociações com EUA aos consumidores
10 de abril de 2006

Brasil vende 26 milhões de doses de vacinas contra raiva

No primeiro trimestre de 2006, a indústria veterinária brasileira comercializou cerca de 26 milhões de doses de vacinas contra raiva dos herbívoros, volume que representa 30% da demanda total programada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o ano, que é de 86 milhões de doses. A informação é da Central de Selagem de Vacinas/CSV (Vinhedo, SP), órgão criado em parceria entre o MAPA e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). O estado que mais adquiriu doses da vacina foi Minas Gerais, com 7,8 milhões/doses, seguido por Goiás (3,7 milhões/doses), Mato Grosso do Sul (3,2 milhões/doses), Bahia (2,3 milhões/doses) e Mato Grosso (1,4 milhão/doses).

Segundo Emílio Salani, presidente do Sindan, a raiva dos herbívoros é uma zoonose de difícil controle, que se converteu em grande desafio para a produção animal brasileira, uma vez que as condições ambientais do país favorecem o aumento da população do principal vetor da doença, os morcegos hematófagos.

A comercialização de vacinas contra a raiva dos herbívoros cresce ano a ano no Brasil. Em 2005, foram vendidas 113,5 milhões de doses no País, 5% a mais do que o ano anterior (108 milhões de doses). Em 2003, a indústria vendeu 77,7 milhões de doses. As informações são do Sindan.

Comments are closed.